top of page

Quais exigências da Legislação para Calibração de Instrumentos

Existe uma legislação para calibração de instrumentos que deve ser obedecida pelas empresas, inclusive para garantir a segurança dos trabalhadores, além, evidentemente, de oferecer produtos

com maior qualidade, dentro das especificações.

Algumas empresas determinam que a calibração de instrumentos de medição seja feita anualmente, mesmo que o prazo máximo determinado pelos fabricantes não seja alcançado nesse período.

A calibração de instrumentos é uma atividade composta de um conjunto de operações que tem como objetivo analisar a relação entre os valores apresentados pelos instrumentos com os valores correspondentes ao padrão utilizado, aplicando metodologias específicas determinas em normas técnicas.

Calibração de Balança Analítica

Fonte: Arquivo ALNews

A calibração de instrumentos é de extrema importância para manter as condições de qualidade dos equipamentos de acordo com os fabricantes, dentro de critérios aceitáveis, sem apresentar erros significativos que possam comprometer os produtos finais ou equipamentos industriais utilizados na produção.

Quando a calibração de instrumentos é obrigatória?Existem algumas situações em que a calibração de instrumentos é obrigatória.

Essas situações são as seguintes:

  • Na compra de um novo instrumento;

  • Quando o equipamento atinge um determinado número de horas de operação, tendo uso mais prolongado;

  • Quando o aparelho passa por algum choque ou vibração, ou ainda quando exposto agentes químicos, à ação de intempéries ou de condições ambientais desfavoráveis, além de outros fatores que possam comprometer os componentes e circuitos do equipamento;

  • Em casos de valores de referência estarem fora das faixas aceitáveis;

  • Depois de uma manutenção;

  • Quando as medidas apresentadas forem questionáveis.

É necessário ter atenção às situações que possam exigir a calibração de instrumentos, uma vez que o certificado de calibração não garante sua qualidade ou conformidade diante das exigências legais.

As empresas e os auditores não devem apenas analisar o certificado e o considerar como garantidor da qualidade das medições. Para ter conhecimento da necessidade de calibração de instrumentos é preciso que a leitura e interpretação seja feita por um profissional que tenha conhecimento de metrologia.

Metrologia

Fonte: Arquivo ALNews

Quem pode fazer e quais as exigências para calibração de instrumentos?

Os laboratórios de calibração de instrumentos devem ser aprovados e acreditados pela Rede Brasileira de Calibração, a RBC/INMETRO. Os técnicos devem ter profundos conhecimentos de metrologia para proceder as etapas de calibração.Em algumas empresas, o responsável pela calibração de instrumentos é o Engenheiro de Segurança do Trabalho, mas é preciso atenção para o fato de que a disciplina de metrologia não faz parte da grade curricular dos cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho.

Qualquer profissional na área de Segurança do Trabalho que tenha responsabilidade sobre calibração de instrumentos deve ter conhecimento e capacitação em metrologia, para que possa interpretar de forma correta os dados contidos nos certificados. Em razão dessa necessidade, é importante que a calibração seja feita por empresas especializadas que possam emitir um certificado confiável e garantido pela legislação.

As normas que atendem a calibração de instrumentos são a NBR, a ISO e a IEC, dependendo do tipo do aparelho de medição e de suas funções.

  • A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 é aplicável à acreditação de laboratórios de calibração e de ensaio;

  • A norma NBR 10151 da ABNT informa que o medidor de nível de pressão sonora e o calibrador acústico devem apresentar certificado de calibração da RBC ou o INMETRO, devendo ser renovado a cada dois anos, no mínimo;

  • A norma NBR 17025 determina a necessidade de calibração de instrumentos, proibindo que os laboratórios coloquem prazos de calibração em certificados.

Desta forma, o prazo de calibração de instrumentos deve ser determinado pelo usuário do equipamento. Não adianta um aparelho sair do laboratório de calibração e, logo depois, sofrer qualquer impacto, exposição a temperaturas elevadas, choques, umidade ou ação de insetos, como formigas, por exemplo.

Nessas condições, o equipamento não terá a mesma qualidade nas medições garantidas pelo laboratório, havendo necessidade de manutenção e de nova calibração de instrumentos.

Vale lembrar ainda a necessidade de verificação do tempo e da frequência do uso dos aparelhos, analisando-se sempre os parâmetros de calibração antes de se fazer a medição.

A Alscience é acreditada pelo INMETRO para executar as Calibrações dos Instrumentos da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe agora mesmo e conheça tudo que a Alscience pode fazer.

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page