top of page

Verificação Intermediária em Balanças

Balanças são facilmente encontradas em nosso cotidiano. Quando vamos à farmácias, padarias, supermercados sempre há uma balança para pesar alimentos, mercadorias, pessoas, etc. Tudo que consumimos envolve medições, então o uso de balanças é muito comum em nosso cotidiano.

Nas farmácias de manipulação não é diferente, também são utilizadas balanças para dosar as substâncias que compõem os medicamentos. No entanto, o controle é mais crítico e rigoroso, pois qualquer falha apresentada nessas balanças (analíticas, semi-analíticas ou micro analíticas) causa um erro na manipulação dos remédios.Você já sabe, mas isso é muito sério, pois, em caso de fiscalização, pode interditar ou fechar o estabelecimento. E, no pior dos casos, pode levar pacientes ao óbito.

Realizar a verificação intermediária, em qualquer caso, é uma forma de conferir e garantir que a balança ainda se encontra válida em relação a sua última calibração. É importante realizar esse processo de forma periódica, para ajudar a garantir a qualidade do produto final.

Qual faixa da balança deve ser verificada?

Você já deve ter ouvido falar em “faixa de pesagem”, pois é um termo muito comum utilizado para se referir à faixa de trabalho das balanças. Todas as balanças possuem uma carga mínima e máxima de acordo com a resolução, ou seja, o valor mínimo e máximo que aquela balança pode medir.

Normalmente surgem dúvidas como: “preciso verificar todos os pontos de medição da balança? ”, e a resposta é não. Se em seu processo você utiliza uma faixa específica da balança, você vai realizar a verificação em pontos dentro dessa faixa, pois é apenas esse intervalo que afeta o seu processo.

Por exemplo, para verificação de uma balança analítica que é usada a partir de 1g a 200g, com resolução de 0,0001g, pode-se usar pesos padrão de 1g, 100g e 200g. Você pode perceber que 1g será sua faixa mínima, 100g será a faixa intermediária e 200g a faixa máxima de utilização.

O mesmo serve para calibrações: ao solicitar a um laboratório que calibre seus instrumentos, você deve solicitar os pontos de calibração estrategicamente, definindo pontos que realmente afetam seu processo.

balança analítica
Preste atenção nos padrões utilizados

Para verificação intermediária de balança, recomenda-se o uso de pesos padrão constituídos de material estável, como por exemplo aço inoxidável. Os pesos precisam ser calibrados com padrões rastreáveis a RBC, pois o valor do peso mencionado no certificado de calibração será usado como valor de referência.

Por exemplo, se no certificado de calibração você tem um valor nominal de 1g e o valor medido (valor convencional) é de 1,00001g, você deve considerar o valor convencional para sua verificação intermediária.

O manuseio dos pesos padrão deve ser com luva para evitar qualquer interferência na medição e os pesos menores devem ser movimentados com o auxílio de uma pinça. É importante prestar atenção em tudo que possa prejudicar sua medição, evitando poeira, aranhões, quedas, jogar ou arrastar o peso sobre o prato da balança.

Realizar as verificações de suas balanças corretamente e periodicamente irá garantir a qualidade do produto final, pois você conseguirá prever possíveis desvios no equipamento antes do vencimento da calibração, ou seja, vai monitorar mais de perto as medições do seu instrumento.

Conte com a Alscience para manter os equipamentos da sua empresa. Somos acreditados pelo Inmetro e pela Rede Brasileira de Calibração (RBC) e possuímos uma equipe multidisciplinar formada por Engenheiros, Metrólogos e Tecnólogos pronta para atender as necessidades da sua empresa.

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page